Muitas vezes as noivinhas nos perguntam aqui no blog, no Facebook ou no Instagram dicas sobre como planejar o casamento da forma mais organizada possível. Hoje trazemos algumas ideias bacanas para você não se perder nem se estressar e poder aproveitar bem cada fase deste momento inesquecível! Cuide dos detalhes para que tudo saia perfeito como você imaginou:

 

  1. De um ano a seis meses antes

Com a data marcada, um dos primeiros pontos é reunir seus pais e seus futuros sogros para combinarem o que será feito, quanto pretendem gastar e outras formalidades do evento. Faça a sua lista de convidados e de seu noivo. Se pretendem organizar um convite especial para seus padrinhos (demos lindas dicas em outro post, clique aqui), já é hora de começar a elaborá-lo!

01 padrinhos-de-casamento

Os fornecedores já devem ser contactados: reserve a igreja e o buffet (simultaneamente) e se organize para contratar os profissionais de foto e vídeo, decoração e músicos. Reserve com antecedência para não perder a data escolhida!

Outro ponto importante é definir onde vocês vão morar. Se ainda não tiverem o local, é hora de providenciar. Comece a preparar o enxoval ou complete-o se já tiver iniciado.

  1. Seis meses antes

Escolha o vestido de noiva! O estilo deve ser o mesmo da cerimônia e da recepção e deve combinar com o seu estilo pessoal. Acessórios e sapatos devem ser escolhidos neste momento também. O traje do noivo também deve ter a mesma atenção que o da noiva.

02 vestido de noiva

Os convites já deverão ser enviados para a gráfica. Aproveite para convidar as daminhas e os pajens, se possível, pessoalmente. Lembre-se de que se você não puder arcar com as despesas dos trajes, deve deixar isso claro para os pais das crianças, para que possam aceitar ou não o convite. Defina como deve ser a roupinha deles, para já informar aos pais (veja nossas dicas).

Defina o cardápio da festa e tire todas as suas dúvidas com os fornecedores. Bolos e docinhos são itens muito importantes! Defina também a decoração da igreja e da festa. Não se esqueça de levar em conta as flores da época, que geralmente são mais baratas e estão mais bonitas. Aproveite para encomendar seu buquê e o das daminhas.

  1. Quatro meses antes

É hora de definir a viagem de lua de mel! Consultem uma agência de turismo e reservem as passagens para uma viagem muito romântica! Se não forem viajar no mesmo dia do casamento, reservem uma suíte de hotel para a noite de núpcias.

Defina as bebidas alcoólicas (existem distribuidoras especializadas que trabalham em consignação) e avise ao buffet que tipo de taças serão usadas. Defina também como serão as lembrancinhas do casamento (também já demos boas ideias aqui nesse post).

Confirme no cartório a data e todos os documentos necessários para o casamento civil. Comece a montar a lista de presentes: não se esqueça de verificar em quais lojas é possível deixar uma lista pronta para ser indicada aos convidados. Lojas virtuais são uma ótima opção!

Se o casal não usar aliança durante o noivado, este é o momento do noivo comprá-las e gravar os nomes.

  1. Dois meses antes

Já é hora de começar a entregar os convites. Dependendo do número de convidados, essa fase poderá tomar um pouco mais de tempo, é bom estar com tudo organizado!

03 convite de casamento

Se você optar por um automóvel para levá-la até a cerimônia, já pode começar a definir os detalhes: pesquise preços e faça a reserva. O Dia da Noiva deve ser agendado no salão de sua preferência (se for muito disputado, o ideal é que seja até seis meses antes!). É interessante agendar um dia de prova, para experimentar diferentes estilos de penteado e maquiagem. Se seu salão oferecer essa possibilidade, é uma ótima opção!

Mães e madrinhas precisam definir seus trajes. Faça também a lista do chá de cozinha, pensando nos presentes em lojas especializadas. Já viu nossas sete dicas para seu chá de panela? Clique aqui.

Agende uma visita ao buffet para a prova da comida. Com este tempo de antecedência, é possível fazer pequenos ajustes e trocas.

Converse com os músicos para escolher o repertório, tanto para a festa quando para a igreja. Os responsáveis pela decoração também poderão te ajudar muito nessa fase final dos ajustes.

  1. Um mês e meio antes

Neste momento, marque a data do chá de cozinha ou chá bar. O ideal é que aconteça uns quinze dias antes do grande dia! Verifique se o enxoval já está completo e se o vestido de noiva está perfeito como já se imagina 😉

Verifique se todos os convites já foram entregues e se ninguém foi esquecido! Entre um mês e meio e quinze dias, todos já devem ter sido entregues. Recebendo com muita antecedência, os convidados podem esquecer a data.

Marque um ensaio da cerimônia com seu cerimonial. Uma reunião com a equipe da decoração também é importante para confirmar a posição de arranjos e outros detalhes. Confirme todos os horários que marcou: cabelereiro, dia da noiva e possíveis reuniões. Confirme também todos os fornecedores contratados: fotógrafo, DJ…

 

Os próximos cincos passos vêm ainda nessa semana… Acompanhe! 😉

 

 

Recommended Posts

Deixe o seu comentário